Nossa Senhora da Alegria

>> terça-feira, 20 de agosto de 2013

Notre-Dame-de-Liesse-Statue-192Nas devoções marianas existem alguns títulos sobre a alegria: Nossa senhora das Alegrias, Nossa Senhora da Alegria e a devoção francesa de Liésse que traduzida do francês quer dizer alegria.
A história
Durante o reinado de Fulco de Anjou, quarto rei de Jerusalém, três fidalgos de Laon, partidos para a Cruzada, foram feitos prisioneiros e conduzidos ao Cairo. O sultão El-Afdhal tentava, por ameaças e seduções, fazê-los abjurar a sua fé. Não conseguiu abalar a piedosa fidelidade de seus prisioneiros; pelo contrário, estes converteram a filha do príncipe, que decidiu não só deixá-los evadirem-se, como também os acompanhou.
A evasão produziu-se sem embaraço, levando os fugitivos consigo uma imagem da Santíssima Virgem. Mas a sua situação era muito perigosa e uma noite, abatidos pela fadiga e incertos do futuro, adormeceram desanimados.
Ao despertar, qual não foi a surpresa! Reconheceram sua terra natal. Estavam em França. Em uma noite foram transportados milagrosamente do Egito para a sua pátria. No outro dia, acharam no mesmo lugar a estátua de Nossa Senhora, que trouxeram na fuga.
Como explicar a sua alegria e sua gratidão pelo milagroso livramento? Fizeram erigir à Maria um santuário onde aprouve à Virgem Santíssima multiplicar os benefícios e as graças.
A basílica
Na diocese de Laon se acha o célebre santuário de Nossa Senhora de Lièsse. Este nome significa Nossa Senhora da Alegria, e foi dado em memória dum acontecimento feliz que o santuário de Lièsse recorda.
A Basílica de Nossa Senhora de Liesse em estilo gótico flamejante, foi construída em 1134 pelos Cavaleiros de Eppes e em seguida, reconstruída em 1384 e ampliada em 1480, veio em peregrinação a honrar a Virgem Negra , referindo-se sudanesa Isméria , filha do sultão do Cairo El-Afdhal, que depois de salvar a vida dos cavaleiros franceses durante as Cruzadas, tornou-se esposa de Robert Eppes, filho de William II de França. Em 1923, a igreja foi transformada em Basílica.
A oração
Peçamos à Mãe de Deus que nos seja refúgio nas nossas tribulações, e confiemos todas as nossas alegrias àquela que a Igreja chama de Mãe da Esperança e de Santa Alegria.
Notas
A imagem de Nossa Senhora da Alegria (Liésse) é uma das muitas imagens da Virgem Negra.
NotreDameDeLiesse
Pintura da Basílica de Notre Dame de Liésse onde a imagem de nossa senhora da aletria está entronada.
Em 1620, o oficial de justiça titular da Armênia, Fra ‘Jacques Chenu Bellay, construiu uma igreja de Nossa Senhora de Liesse em Valletta, em Malta. É hoje a igreja capelania do porto de Valletta.
A estátua original foi destruída caindo sobre a Revolução Francesa, o objetivo da basílica medieval em Liesse manteve-se como um centro de devoção à Mãe de Deus, e uma nova estátua foi instalada e coroada em 1857. Ela ainda é o foco de peregrinação, especialmente no Pentecostes.
Em junho de 1686, São João Batista de La Salle e doze irmãos foram ao santuário de Nossa Senhora de Liesse para renovar seu voto de obediência. Pintura por Giovanni Gagliardi, 1901.
Em junho de 1686, São João Batista de La Salle e doze irmãos foram ao santuário de Nossa Senhora de Liesse para renovar seu voto de obediência. Pintura por Giovanni Gagliardi, 1901

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Nossa Sra. da Bondade

Nossa Sra. da Bondade
Madonna della Bontà

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Livro

Nossa Sra. do Livro

  © Regis Design Nossa Senhora by Ourblogtemplates.com 2009

Voltar ao INICIO