O início e os porques

>> terça-feira, 17 de novembro de 2009

O começo desta história aconteceu na minha viagem à Europa em junho de 2008, quando eu tive a oportunidade de conhecer de perto um pouco da cultura religiosa católica.

Viajei por cidades históricas italianas, como Florença, Roma, Pisa, Pádua e Assis. Visitei o museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro e o que me fez decidir elaborar uma pesquisa foi a visita que fiz a Assis terra de São Francisco de Assis e Santa Clara.

Eu sou católico batizado na Igreja de Nossa Senhora de Loreto - padroeira dos aviadores e também sou protestante batizado na Igreja Metodista - fundada por John Wesley. Meu pai era católico e minha mãe protestante, isso ajudou na minha formação religiosa, mesmo com dogmas tão diferentes um do outro - posso dizer que sou católico protestante - na Irlanda isto seria inconcebível.

Já no Brasil tive experiências muito interessantes até ser conduzido espontaneamente ao movimento da Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria - ver meu blog.

Outra curiosidade: antes de viajar para a Europa tive o primeiro contato com Nossa Senhora do Bom conselho, exatamente no dia da santa - 26 de abril.

Há exatos doze meses comecei a pesquisa sobre a história de Maria, mãe de Jesus ou popularmente conhecida como Nossa Senhora. Interessou-me as suas influências e transformações na cultura dos povos de todo o mundo ao longo de vinte séculos.

O interessante foi perceber que Nossa Senhora é uma só e os povos católicos do mundo deram à Virgem Maria várias faces, imagens iconográficas e nomes. Contribuíram e agregaram à imagem um pouco da sua cultura e valores que perpetuam a fé do homem na Mãe de Jesus, filho de Deus.
As demais religiões cristãs tem as referências bíblicas de Maria e não há imagens que simbolizam a devoção - é um conjunto de fatos históricos que unem Maria, Jesus e diretamente Deus.

Os artigos e referências dos fatos que permeiam as questões iconográficas são apresentados de forma simples e direta, com textos históricos, imagens, vídeos, documentos, breve histórico e as fontes da pesquisa.

Referências: A imagem deste artigo - A Virgem Maria, miniatura extraída do Livro das Horas da Bem-aventurada Virgem Maria, escrito e ilustrado na França, século XV, Catedral de Canterbury - clique na imagem para ampliar.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Nossa Sra. da Bondade

Nossa Sra. da Bondade
Madonna della Bontà

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Livro

Nossa Sra. do Livro

  © Regis Design Nossa Senhora by Ourblogtemplates.com 2009

Voltar ao INICIO