Primeira representação da Imaculada Concepção

>> sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A primeira representação da concepção de Maria personificada em uma mulher aparece em uma obra de Carlo Crivelli, de 1492, hoje no the National Gallery em Londres. Nela se pode observar uma mulher com as mãos postas e sobre ela, dois anjos erguem uma faixa onde se lê: Ut in mente Dei ab initio concepta fui ita facta sum (desta maneira na mente de Deus desde o início fui concebida e assim fui feita). Na parte superior da composição, aparece Deus olhando para baixo, contemplando sua criação.

A direita da mulher aparecem uma maçã e uma abóbora, simbolizando a ressurreição (abóbora) como antídoto contra a morte e o mal (maçã); à sua esquerda cinco peras e um pêssego: o número cinco alude às cinco chagas de Cristo, a pêra alude ao Cristo encarnado e seu amor pela humanidade, e o pêssego simboliza o fruto da salvação. Também à sua esquerda, logo abaixo das peras e do pêssego, há um jarro transparente com lírios brancos, simbolizando a pureza da virgem.

O lírio é particularmente associado à Imaculada Concepção e a referência vem da canção de Salomão (2:1): Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales. A direita da mulher, uma outra jarra, de aparência mais rústica, com rosas – um atributo tradicional da Virgem, herdado da Vênus romana, que se tornando a ‘rosa sem espinhos’ simboliza Maria, preservada das conseqüências do pecado original.

Referência: The National Gallery, Londres
Pesquisa: Marcia Bonnet.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Nossa Sra. da Bondade

Nossa Sra. da Bondade
Madonna della Bontà

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. da Tenda

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Carmo

Nossa Sra. do Livro

Nossa Sra. do Livro

  © Regis Design Nossa Senhora by Ourblogtemplates.com 2009

Voltar ao INICIO